Bem-vindos a versão 1.0 do FAQ (Perguntas Frequentemente Feitas) do Queens of the Stone Age.

A maioria de vocês já sabe tudo que está aqui, mas para o resto, a leitura do FAQ pode ajudar a responder as perguntas básicas sobre a banda. Mande contribuições e correções para...

Todos deveriam poder ler esse FAQ. Se você gostaria de se oferecer para traduzi-lo para outra língua para que pessoas que não saibam inglês possam usá-lo, por favor mande um email.

Se você quiser a versão em HTML, vá em http://hobbs1767.tripod.com/faq.html e clique na seção de 'links'.

Índice

1 - Informações Gerais
1.1 - Quem são os Queens of the Stone Age?
1.2 - Primeiras Aparições
1.3 - Onde posso achar ... online?
1.4 - Comunidade Online
1.4a - Message Boards
1.4b - Mailing Lists
1.4c - Newsgroups
1.5 - Acrônimos e Abreviações

2 - A Banda
2.1 - Origem do Nome
2.2 - A Formação
2.2a - Por que está sempre mudando?
2.2b - Formações Passadas
2.2c - Formação Atual
2.2d Por que Dave Grohl?
2.3 - Equipamento
2.4 - O Rótulo Stoner Rock

3 - Músicas e Lançamentos
3.1 - Discografia Curta
3.2 - A pessoa na capa do primeiro álbum um homem ou uma mulher?
3.3 - Quem é esse no CD Rated R?
3.4 - Informações sobre lançamentos em vinil
3.5 - Músicas inéditas\apenas ao vivo
3.6 - Versões antigas de músicas lançadas
3.7 - Covers
3.8 Two Tears é uma música do QOTSA?
3.9 Rekords Rekords

4 - Bandas relacionadas\Projetos Paralelos
4.1 - Kyuss
4.2 - Desert Sessions
4.3 - Mondo Generator
4.4 - Dwarves
4.5 - earthlings?
4.6 - Masters of Reality
4.7 - Wellwater Conspiracy
4.8 - Beaver
4.9 - Ween

5 - Produtos e Trocas
5.1 - Camisas/Posters/Adesivos/etc.
5.2 - Gravações piratas (Bootlegs)
5.2a - Trocas
5.2b - Gravações

6 - Créditos e Observação
6.1 - Créditos
6.2 - Obstervação Legal
6.3 - Termos de Uso

1.1 - Quem são os Queens of the Stone Age?

O Queens of the Stone Age, ou QOTSA, abreviado, é Josh Homme e Nick Oliveri. Josh toca guitarra, faz a maioria dos vocais e escreve a maioria das músicas. Nick toca baixo, faz alguns vocais, assim como escreve algumas das músicas. Uma formação reveza-se nas outras posições da banda. Inicialmente, a banda era apenas Josh e levava o nome Gamma Ray quando começou, em 1997, até que um artista que há havia registrado esse nome ameaçou um processo. Em 1998, o nome mudou para Queens of the Stone Age e Alfredo Hernandez juntou-se a Josh para fazer o álbum homônimo. (Nota: Nick não está no primeiro álbum). Desde então, a formação mudou várias vezes e a banda lançou três álbuns: Queens of the Stone Age (1998), Rated R (2000) e Songs for the Deaf (2002).

1.2 - Primeiras Aparições

A primeira aparição ao vivo com o nome “Queens of the Stone Age” é desconhecida, até o momento. O melhor palpite é que foi no OK Hotel em Seattle no dia 20 de novembro de 1997. A formação nesse show foi: Josh, Matt Cameron e John McBain.

1.3 - Onde eu acho ... online?

Letras - nesse site: http://hobbs1767.tripod.com/lyrics.html

Tabs - nesse site: http://hobbs1767.tripod.com/tab.html (para guitarra) e http://hobbs1767.tripod.com/btab.html (para baixo).

Discografia - nesse site: http://hobbs1767.tripod.com/discography.html, http://www.qotsa.net, or at ou em http://www.muchas-gracias.com.

Informações sobre turnê - informações sobre shows passados pode ser encontrada em http://hobbs1767.tripod.com/tourhistory/tourhistory.html e informações sobre próximos shows, em http://hobbs1767.tripod.com/tourhistory/upcoming.html.

Artigos e Entrevistas - há alguns artigos e entrevistas em http://hobbs1767.tripod.com/artgal.html, muitos artigos da Kerrang em http://regularjohn.cjb.net, Várias entrevistas em áudio e vídeo em www.qotsa.net muitos outros artigos em www.qotsa.de.

Fotos - www.stonerrock.com/qotsa, www.qotsa.net, e www.qotsa.de têm grandes seções de fotos que incluem imagens oficiais e não-oficiais.

Músicas e vídeos ao vivo (mp3s, real audio, etc.) - Atualmente, www.qotsa.net tem a melhor seção de mídia. Para mp3s, tente serviços de busca como Kazaa. A melhor maneira de obter videos é por trocas. Leia mais sobre trocas na seção 5.4.

Bootlegs - informações sobre como obtê-los está na seção 5.2.

Outros fãs de QOTSA - muitos message boards existem, como o do site oficial - www.qotsa.com. Mais informações sobre como achar outros fãs podem ser achadas nas seções 1.4 e 1.4a-c.

Produtos relacionados ao QOTSA - CDs e fitas do QOTSA podem ser achados em qualquer joja online de música (como CDNow - http://www.cdnow.com - ou Amazon - http://www.amazon.com) e, dependendo de onde você vice, em uma loja perto de você (se você mora perto de uma cidade grande, você tem melhores chances de encontrar lançamentos do QOTSA). Vinil é mais difícil de achar, especialmente os que estão fora de catálogo. Rekords Rekords deve relançar muitos dos - difíceis de encontrar - vinis do QOTSA, Kyuss e Desert Sessions no futuro. O vinil em "edição limitada" do Rated R pode ser achado em qualquer lugar. O melhor lugar para achar vinis fora de catálogo hoje em dia é o eBay. Camisas, adesivos, posters e outros items desse tipo são dificilmente achados fora de shows do QOTSA. eBay é a sua melhor aposta para esses, também.

1.4 - Comunidade Online

Newsgroups - um newsgroup é significamente mais complicado que um message board ou uma mailing list e são também difíceis de se criar. Há um processo um tanto quanto longo para criar-se um, e quando um é criado, você precisará de um newsreader (que você pode obter de graça) para vê-lo. Já que são tão complicados, uma pequena descrição de um não foi feita, aqui. Vá para a seção 1.4c para informação sobre eles. Atualmente, não há newsgroups sobre o QOTSA. Ao menos uma tentativa foi feita para se criar um, e essa tentativa falhou. Veja a seção 1.4c para mais informações sobre como iniciar um newsgroup sobre o QOTSA.

1.4a - Message Boards

Message Boards do QOTSA (atualmente em funcionamento):

Recentemente esse message board vem sendo muito visitado, portanto provavelmente você achará vários novos posts e muitas pessoas por lá. Esse é o message board oficial da banda e Josh postou algumas poucas vezes, mas eles não utilizam regularmente. Embora a banda está participando mais ativamente no seu site do que fazia no passado, o site ainda é mantido pela Interscope e consqeuentemente, eles te pedem muita informação sobre você quando se registra. Fique a vontade para inventar tais informações.

Quase todos os sites do QOTSA tem um message board, também.

1.4b - Mailing Lists

Uma mailing list é como um message board na qual qualquer mensagem mandada pode ser vista por todos os membros do grupo. Porém, apenas as pessoas registradas nesse grupo podem ver as mensagens mandadas. Uma mailing list pode ser mantida por uma pessoa ou grupo de pessoas. Nesse caso, todo endereço seria colocado nos espaços CC (cópia de carbono) ou BCC (cópia de carbono invisível) em uma nova mensagem para que a pessoa que mantém o grupo não tenha que ''re-mandar'' tantas mensagens. Mandando mensagens pelo BCC, os endereços das outras pessoas seriam escondidos dos outros na lista para que ninguém tenha que se preocupar com a venda de seu endereço para SPAMers. Para registrar-se em uma lista como essa, mande um pedido para a pessoa(s) que mantém a lista. Mailing lists também podem ser mantidas por sistemas de 3a parte, como o Yahoo!. Nesse caso, uma pessoa se registra no grupo mandando uma mensagem para um endereço, como subscribe-qotsa@yahoo.com, e o endereço dessa pessoa é adicionado à lista. Esse serviço é quase sempre oferecido de graça. Para registrar-se em uma lista, tudo o que você tem a fazer é mandar uma mensagem para, ou a pessoa que mantém o grupo ou para o endereço de registro de um grupo mantido por uma 3a parte.

A maioria das mailing lists tem algumas poucas e curtas regras que geralmente involvem o número máximo de posts que uma pessoa pode mandar por dia (se a lista é mantida por alguém que teria que lidar com muitas mensagens), se .jpgs ou arquivos de áudio poderiam ser enviadas, que tipo de conteúdo é apropriado para a lista, etc. Quando você se registrar, provavelmente receberá uma lista com essas regras. Quão rígido é o controle dessas regras será algo que você será capaz de inferir depois de um certo tempo. Apenas uma mailing list do QOTSA existe, atualmente. Ela é mantida pelo Yahoo! e tem por volta de 10 posts por semana (geralmente essas mensagens aparecem quando alguém puxa um assunto e pessoas começam a falar sobre ele). Para se registrar, mande um email para qotsa-subscribe@yahoogrups.com.

1.4c - Newsgroups

Newsgroups são muito complicados. Devido à essa razão, eles não serão explicados aqui. Vá em http://www.geocities.com/ResearchTriangle/Lab/6882/ para o guia para iniciantes para o Usenet (ou em news.newusers.questions na Usenet). Isso deverá responder todas as suas questões.

Não há um newsgroup sobre o QOTSA no momento. Uma tentativa foi feita para criar um no início de 2001. Ele foi cancelado na alt.config devido a falta de interesse no QOTSA em newsgroups já existentes. Se você está interessado em criar um newsgroup do QOTSA, leia os FAQs no próximo parágrafo e então mande um email para esse site para algumas estratégias.

Aqui está um bom FAQ sobre como criar um newsgroup ''alt'': http://www.visi.com/~barr/alt-creation-guide.html. Um newsgroup do QOTSA entraria com o prefixo .alt (provavelmente como alt.music.qotsa). Caso você esteja interessado em outras hierarquias, aqui está um guia para criar newsgroups em várias outras: http://www.geocities.com/ResearchTriangle/Lab/6882/ncreate.html

1.5 - Acrônimos e Abreviações

Enquanto a maioria desses são naturais da Usenet (a.k.a. newsgroups), alguns deles vão aparecer em message boards e emails, então é bom sabê-los. Aqui está uma lista de abreviações e acrônimos comumente usados online:

AFAIK - As Far As I Know (até onde eu sei)
AFAIAC - As Far As I Am Concerned (or AFAIC) (até onde me interessa, preocupa)
aka - Also Known As (também conhecido como)
BTW - By the Way (aliás)
FS - For Sale (a venda)
FT - For Trade (troca-se)
FWIW - For What It's Worth (para o que isso sirva)
HAND - Have a Nice Day (often used sarcastically) (tenha um bom dia - frequentemente usado de maneira sarcastica)
HTH - Hope This Helps (espero que isso ajude)
IMO - In My Opinion (na minha opinião)
IMHO - In My Humble Opinion (na minha humilde opinião)
ISO - In Search Of (procurando isso)
LOL - Laughing Out Loud (rindo alto)
OT - Off Topic (as in, not relating to the topic of the board/group) (não se relaciona ao tópico do board\grupo)
NP: - Now Playing (put at the end of a message to show what the poster was listening to at the time of the post) (agora tocando...)
NW: - Now Watching (agora assistindo a...)
ROFL - Rolling On the Floor, Laughing (rolando no chão, rindo)
ROFLMAO - Rolling On the Floor, Laughing My Ass Off (rolando no chão e rindo muito)
RTFM - Read The Fucking Manual (add any F word you choose, depending on your sensibilities; people will know what you mean) - (leia a porra do manual - sendo 'fucking' - porra, nesse caso - opcional)
WTB - Wanted To Buy (mostly used in the subject line) (procura-se para comprar, muito utilizado na linha de título do email)
WTT - Wanted To Trade (mostly used in the subject line) (procura-se para troca, muito utilizado na linha de título do email)

E aqui estão algumas carinhas - "smilies" - frequentemente usados como comunicação não-verbal, ajudando a melhor afirmar o sentido de alguma mensagem online: :-) - o smilie básico. se você não consegue vê-lo, mova sua cabeça 90 graus para a esquerda (ou rode a imagem 90 graus para a esquerda na sua cabeça). Se você ainda não consegue vê-lo, os dois pontos representam os olhos, o hífen representa o nariz e o parêntese, a boca. Várias variações desse smilie existem, sendo que todas involvem modificação do nariz: :) e :o) são dois bons exemplos.

;-) - smilie piscando os olhos
:-P - smilie botando a língua para fora
:-( - smilie triste

Existem muitos outros. Procure-os.

2.1 - Origem do Nome

“Quando estávamos fazendo um álbum em 1992, ainda com o nome Kyuss, nosso produtor, Chris Goss, fazia piadas e dizia: “Vocês são como as Rainhas da Idade da Pedra.” A banda originalmente chamava-se Gamma Ray, mas nós fomos ameaçados com um processo porque outra pessoa o havia registrado. Então nós éramos Queens of the Stone Age.” - Nick, Ozzfest 2000 chat.

Por que Rainhas? Por que não Kings of the Stone Age?

"Kings seria macho demais. Os Reis da Idade da Pedra usavam armaduras e tinham machados e lutavam. As Rainhas da Idade da Pedra andavam com as namoradas dos Reis, quando eles iam lutar. Yambém, foi um nome dado a nós por Chris Goss. Ele nos deu o nome Queens of the Stone Age. Rock deve ser pesado o bastante para os garotos e doce o bastante para as garotas. Assim, todos estão felizes e é mais como uma festa. Kings of the Stone Age, é torto demais." - Josh - Ozzfest, 2000 chat

2.2 - A Formação

Uma das coisas mais únicas sobre o QOTSA é que sua formação está constantemente se modificando. Saiba porque na seção 2.2a, quem tocou o que no passado na seção 2.2b, e quem você deverá ver no palco quando for a um show na seção 2.2c.

2.2a - Por que está sempre mudando

Aqui estão algumas citações sobre por que a formação está sempre mudando. "Eu gostaria de mantê-lo solto, aberto e livre," Homme diz sobre a formação do QOTSA. "Eu simplesmente penso que se nós podemos expandir e contrair, então não há nada que não possamos fazer, e até as músicas antigas nunca serão algo tipo, 'Oh, nunca mais vamos tocar isso.'" Josh, da entrevista para a Guitar World de xx\11\2000. "A banda é mais um experimento musical... ela continua mudando e se reinventando. Dessa maneira, nós nunca ficamos presos em um canto." Josh, da entrevista para a Guitar World de xx\09\2000.

2.2b - Formações Passadas

Todas as incarnações são ao vivo.

versão 1 (1997)
Josh Homme: guitarra\vocais
Matt Cameron: bateria
John McBain: guitarra/baixo (?)

versão 2 (começo de 1998)
Josh Homme: guitarra/baixo/vocais
Alfredo Hernandez: bateria
John McBain: guitarra/baixo/vocais

versão 3 (final de 1998)
Josh: guitarra/vocais
Nick: baixo/vocais
Alfredo Hernandez: bateria
Dave Catching: guitarra/lap steel/teclados

versão 4 (10 de abril de 1999 - 27 de abril de 1999)
Josh: guitarra/vocais
Nick: baixo/vocais
Alfredo Hernandez: bateria
Mario Lalli: guitarra/lap steel/teclados (Dave estava na Europa com o earthlings?)

versão 5 (meio de 1999 - 22 de junho de 2000)
Josh: guitarra/vocais
Nick: baixo/vocais
Dave Catching: guitarra/lap steel/teclados/vocais
Gene Troutmann: bateria

versão 6 (2 de julho de 2000 - 23 de maio de 2001)
Josh: guitarra/vocais
Nick: baixo/vocais
Gene: bateria
Brendon McNichol: guitarra/lap steel/teclados/vocais

versão 7 (23 de maio de 2001 - 7 de março de 2002)
Josh: guitarra/vocais
Nick: baixo/vocais
Gene: bateria
Brendon McNichol: guitarra/lap steel/teclados/vocais
Mark Lanegan: vocais

versão 8 (7 de março de 2002 - 28 de julho de 2002)
Josh: guitarra/vocais
Nick: baixo/vocais
Dave Grohl: bateria
Troy Van Leeuwen: guitarra/lap steel/teclados
Mark Lanegan: vocais

versão 9 (28 de julho de 2002 - atualmente)
Josh: guitarra/vocais
Nick: baixo/vocais
Mark Lanegan: vocais
Joey Castillo: baterista


2.2c - Formação Atual

28 de julho de 2002 - atualmente
Josh: guitarra/vocais
Nick: baixo/vocais
Mark Lanegan: vocais
Joey Castillo: baterista

2.3 - Equipamento

Para informações e fotos sobre o equipamento usado pela banda, vá ao Just Rock: www.stonerrock.com/qotsa.

2.4 - O Rótulo Stoner Rock

Ah, o rótulo Stoner Rock. O Kyuss foi o pioneiro desse estilo e o levou a perfeição; O QOTSA o leva para a próxima década. Isso é o que a banda tem a dizer sobre esse rótulo:

"Stoner Rock é como um caminhão de brinquedo, para mim," diz Homme. "Às vezes você dirige ele pela sala, e às vezes você bota fogo nele, faz truques com ele e o destrói."..."Então é mais como se estivéssemos botando fogo nele, dessa vez." - Josh, da entrevista para a Guitar World de xx\09\2000.

"Nós não somos uma banda de Stoner Rock, somos uma banda de rocj n' roll," diz Oliveri. "Eu nem fumo maconha. Stoner Rock... isso não é tipo Judas Priest e Ozzy? Quer dizer, quando você estava, tipo, no ginásio, e vc vestia os buttons, e era um drogado e fumava maconha. O rock que eu escutava era Priest, e tal. Você quer falar sobre o verdadeiro Stoner Rock - é provavelmente de onde ele vem, ou onde ele faz mais sentido, ao menos." É mais algo que outra pessoa fez do que algo que nós fizemos", adiciona Homme.

"Há toda uma lista de coisas para se fazer música, e drogas são certamente uma dessas coisas, mas elas não são a coisa mais importante da lista. E a única coisa que eu penso que seja meio fraca sobre o Stoner Rock é que ela risca uma coisa da lista e diz, tipo, "Olha!" Parece quase que está emburrecendo um pouco a coisa toda."

O único momento que nós fomos Stoner Rock foi quando tocamos na Itália e eles jogaram pedrinhas em nós,", ri Homme. "O último show do Kyuss foi na Itália nesse festival anti-máfia, e nós tocamos com o Soundgarden. E perto do fim do set, John (Garcia, vocalista do Kyuss) disse algo - ele sempre diz coisas malucas - e estávamos nesse lugar cheio de cascalho. E, de repente, aqui está umpouco de cascalho." - Josh do artigo da Rockpile de xx\12\2000

Nós odiamos ele," diz o líder do QOTSA, Josh Homme. "Esse termo decolou na Europa, mas, assim, nós não somos uma banda de Stoner Rock. O que é isso? Se é algo, é alguma coisa que nós estávamos fazendo 4 anos atrás antes de chamarem de Stoner Rock." - Josh do artigo do Toronto Sun de 27\01\1999

"Se eu pudesse escolher, eu tiraria isso," diz Homme. "Stoner Rock, para mim, é tipo dizer que o elemento crucial são as drogas. E eu não acredito que esse seja o caso. Eu não sou um cara do AA ou coisa do tipo, mas ao mesmo tempo eu não preciso de nada disso para fazer música." - Josh do artigo da Jam! de 24\11\1999.

3.1 - Discografia Curta

Aqui está uma lista dos lançamentos essenciais do QOTSA que são relativamente fáceis de se achar em CD:

Queens Of The Stone Age - Loosegroove, 1998
Rated R - Iterscope, 2000
Songs for the Deaf - Interscope, 2002
QOTSA/Beaver Split - Man's Ruin, 1998
QOTSA/Kyuss Split - Man's Ruin, 1997
Esses lançamentos contém amaioria das músicas do QOTSA. Para lista de faixas e outros detalhes sobre cada um dos álbuns, clique nos títulos. Para mais informação sobre outros lançamentos, vá em http:hobbs1767.tripod.com/discography.html

3.2 - A pessoa na capa do primeiro álbum é um homem ou uma mulher?

Se você tem o álbum, provavelmente já notou que a pessoa na capa parece ser uma mulher até que você percebe quão masculina suas mãos são. Apesar das mãos, ela é uma ela. "É uma mulher. Eu nunca percebi que suas mãos eram tão masculinas até que me foi chamada atenção muito tempo depois. Nós queríamos colocar a foto inteira na capa mas já que havia nudez, nós fomos informados que seria constantemente coberto. E nós percebemos que esse tipo de, devo dizer, foto de bom gosto de uma virilha, era um tanto quanto perturbadora. Então você tem que usar as palavras e imagens. Não pode ser censurado, mas faz pensar se todos deviam ser." - Josh Homme, Ozzfest chat, 16 de agosto de 2000

Nota: A versão em vinil do primeiro álbum inclui a fotografia inteira.

3.3 - Quem é esse no CD Rated R?

Esse é Dave Catching, que contribuiu com seu talento no álbum e saiu em turnê com a banda. Se alguém sabe quando\onde essa foto foi tirada, por favor mande um email.

3.4 - Informações sobre lançamentos em vinil

Aqui estão alguns números de edição básicos de lançamentos do QOTSA, assim como onde você provavelmente os achará e quanto terá que pagar para comprar um.

QOTSA (first LP) - Lançado pela Man’s Ruin no dia 1º de novembro de 1998 (cat no. MR151); limitado a 3000 cópias: 2500 pretas, 300 amarelas, 200 verdes. Essa edição se esgotou 3 dias depois do seu lançamento. O melhor lugar para achá-la é o Ebay. Já que a Man’s Ruin fechou suas portas, espere desembolsar um bom dinheiro nesses discos: de US$100 a US$300 (as edições pretas custam menos, as coloridas, mais). Cheque a seção de Ebay do www.kyussqotsa.fr.st para informações mais atualizadas sobre preços. Também parece haver uma edição em vinil azul desse álbum que foi feita com as edições originais. Ela foi limitada a 50 ou 100 cópias e pode ter sido parte dos 3000 discos ou parte de uma edição extra.

QOTSA\Kyuss Split LP - uma edição roxa foi lançada. Não há informação sobre quão limitafda ela foi ou quão disponível ela é.

QOTSA\Beaver Split LP - lançada pela Man's Ruin em 18 de setembro de 1998 (nº MR140); não há informação sobre quão limitada ela foi; disponível por preços variando entre us$15 e us$40.

Rated R LP - lançado pela Polydor (a.k.a. Interscope) em 17 de novembro de 2000 na Alemanha e 27 de novembro de 2000 no Reino Unido; vendido como LP de 'edição limitada', mas estava disponível em quase todas lojas online e em muitas lojas convencionais por algo entre us$15.

3.5 - Músicas inéditas\ apenas ao vivo

Ao passar dos anos, o QOTSA tocou algumas músicas ao vivo que não foram lançadas. Todas essas músicas são covers. Aqui estão elas:

Don't Talk To Me (G.G. Allin) - tocada em 18 de dezembro de 1998
Simple Exploding Man (Mondo Generator) - algumas vezes em 1998 e 1999
Precious and Grace (Z.Z. Top) - tocada em muitos shows em 2001

Eles também tocaram algumas músicas do Kyuss e das Desert Sessions ao vivo. Aqui está uma lista dessas músicas:

Thumb (Kyuss) - tocada em 25 de julho de 1998
Green Machine (Kyuss) - tocada em 25 de julho de 1998
Supa Scoopa and Mighty Scoop (Kyuss) - tocada em 19 de janeiro de 2001, 25 de janeiro de 2001 e 2 de fevereiro de 2001
Freedom Run (Kyuss) - um pedaço dela foi tocado em 4 de fevereiro de 2001
Cake (Who Shit On The) (Desert Sessions vol. 2) - tocada em 2 de fevereiro de 1999 e 6 de fevereiro de 1999 (com Pete Stahl nos vocais)
A #1 (Desert Sessions vol. 6) - tocada algumas vezes em 1999
Jr. High Love (Desert Sessions vol. 4) - tocada em 2 de setembro de 1999
Rickshaw (Desert Sessions vol. 6) - tocada várias vezes em 1999, 2000 e 2001
You Think I Ain't Worth A Dollar, But I Feel Like A Millionaire (Desert Sessions vol. 5) - tocada várias vezes em 1999, 2000 e 2001
Allen's Wrench [Kyuss] - tocada algumas vezes em 2002 desde 27 de abril de 2002.

3.6 - Versões antigas de músicas lançadas

O OQTSA estreou um pouco de seu novo material na estrada algumas vezes no passado. Aqui estão algumas músicas que foram tocadas ao vivo muito antes de serem lançadas:

Infinity - tocada em 2 de dezembro de 1998 com letra diferente
Tension Head - tocada em 1998 e 1999, supostamente como um cover do Mondo Generator; letras e todo o resto são iguais à versão do Rated R
Monsters In The Parasol - tocada como uma música das Desert Sessions em 1999 com a frase "I'll cut your pretty face" no final
You Think I Ain't Worth a Dollar, but I Feel Like a Millionaire - tocada como uma música das Desert Sessions de 1999 a 2001.
3.7 - Covers

Aqui está uma lista de todas as covers que o QOTSA já tocaram (não incluindo músicas do Kyuss e das Desert Sessions), tanto ao vivo como em álbums:

Don't Talk To Me / G.G. Allin - tocada ao vivo em 18 de dezembro de 1998
Necer Say Never / Romeo Void - no single de Feel Good Hit Of The Summer (2000)
Who'll Be The Next In Line / The Kinks - no single de Feel Good Hit Of The Summer (2000)
Back to Dungaree High / Turbonegro - em Alpha Motherfuckers: A Tribute to Turbonegro (2001)
Precious and Grace / Z.Z. Top - tocada ao vivo em 2001

3.8 Two Tears é uma música do QOTSA?

Não, Two Tears não é uma música do QOTSA. É de uma banda chamada Fireball Ministry e está no seu álbum Ou Est La Rock. Como ela foi rotulada como uma música do QOTSA é um mistério, mas definitivamente não é uma música deles. O erro apareceu por volta do verão (americano) de 2001 e continua a ser copiada e passada para frente com ‘QOTSA’ anexo ao nome da banda.

3.9 Rekords Rekords

Rekords Rekords é a gravadora de Josh Homme, que nasceu com a ajuda da Southern Lord Records no verão (americano) de 2001. Josh formou a gravadora depois que a Man’s Ruin Records fechou suas portas para lançar as Desert Sessions e outras bandas/projetos mais focalizados em arte do que em vender discos: Qual seu objetivo principal com a gravadora? O objetivo nº 1 é ir bem o bastante para que uma grande gravadora ofereça-se para comprar a Rekords Rekords por um milhão de libras. O objetivo nº 2, sem querer soar como um boçal pretensioso, é lançar nossa música que é mais voltada para a arte. Alguma coisa precisa aparecer para ofuscar as coisas que são muito apáticas. O que você procura em bandas que você contrata? Bem, com a Rekords Rekords, nós não contratamos bandas. Nós somos parceiros. Nós dividimos o dinheiro com elas e elas detém o álbum quando está pronto. Freqüentemente gravadoras tem essa mentalidade de escravos de algodão, que é como ‘você não sabe o que você está fazendo e acabou de me dar tudo - obrigado!’. A Rekords Rekords é a ‘casa’ do Fatso Jetson, Like Hell, e as Desert Sessions no momento. Josh planeja manter seus lançamentos limitados em 5 por ano e apenas aceitar demos dadas a ele nos shows. Para se atualizar sobre as últimas notícias e lançamentos da gravadora, vá a www.rekordsrekords.com.

4 - Bandas relacionadas e projetos paralelos

4.1 - Kyuss

A melhor banda da qual ninguém nunca ouviu falar, Kyuss (pronuncia-se kai-uss) começou com tudo isso no início da década de 90. A conexão do Kyuss com o QOTSA é que tanto Josh como Nick foram membros fundadores do Kyuss. Alfredo Hernandez também tocou bateria no último álbum do Kyuss, ...And The Circus Leaves Town. Para mais informação sobre o Kyuss, visite as ótimas páginas de Jay Pigot sobre a banda.

Lançamentos do Kyuss:

Wretch (1991)
Blues For The Red Sun (1992)
Welcome to Sky Valley (1994)
...And The Circus Leaves Town (1995)

4.2 - Desert Sessions

As Desert Sessions são os projetos atuais de Josh Homme e seus companheiros. A cada ano, ou de dois em dois anos, Josh e seus amigos (geralmente membros de outras bandas, como o Kyuss, QOTSA, Masters of Reality, earthlings?, Fatso Jetson, Monster Magnet, etc.) juntam-se no deserto para beber, fumar, e fazer música incrível. Os primeiros seis volumes das Desert Sessions foram gravadas pela Man's Ruin. Elas estão agora sendo lançadas pelo selo de Josh Homme, Rekords Rekords. Você pode frequentemente achar as versões em cd das Desert Sessions em boas lojas de discos. Os vinis são mais difíceis de se achar (cheque no eBay). Os primeiros seis volumes serão ser relançados pela Rekords Rekords, mas até aí, achá-las será difícil.

Volumes das Desert Sessions são lançados aos pares em CD e um por um em vinil (com exceção dos 7o e 8o volumes, que foram lançados em um LP duplo). Cada volume contém 5 ou 6 músicas; as versões em cd contém uma ou duas faixas bônus não encontradas nos vinis. As músicas transitam entre puro rock n' roll (como Rickshaw, Cake (Who Shit On The), Avon, Monsters In The Parasol, A #1, The Idiots Guide, etc.) e completa insanidade (veja Hogleg, Interpretive Reading, Preachin, Man's Ruin Preach, You Keep on Talkin, Take Me To Your Leader, Winners, Ending, Paino Beach Breaks, etc.). Espere o inesperado das Desert Sessions.

As Desert Sessions:

Volume 1: Instrumental Driving Music for Felons (1997)
Volume 2: Status: Ships Commander Butchered (1998)
Volume 3: Set Co-Ordinates for the White Dwarf (1998)
Volume 4: Hard Walls and Little Trips (1998)
Volume 5: Poetry for the Masses: She Shed Shithead by the She Sore (1999)
Volume 6: Poetry for the Masses: Black Anvil Ego (1999)
Volume 7: Gypsy Marches (2001)
Volume 8: Can't You See Under My Thumb? There You Are (2001)

4.3 - Mondo Generator

O Mondo Generator é o projeto de Nick. Nele, ele usa a alcunha de Rex Everything. Até agora, apenas um álbum foi lançado pela banda : Cocaine Rodeo (1997\2001). Josh Homme, Brant Bjory, Up N' Syder e Burnt Mttress completam a formação. 13th Floor\Tension Head do Mondo Generator tornou-se a Tension Head do QOTSA (no Rated R). Cocaine Rodeo está disponível pela Southern Lord Records.

4.4 - Dwarves

O Dwarves é outra banda na qual Nick tocou. Seu som é muito mais punk que qualquer outra banda relacionada ao QOTSA. Vá em www.thedwarves.com para mais informação.

4.5 - earthlings?

O earthlings? é composto por Dave Catching, Pete Stahl e Fred Drake. Josh tocou guitarra em seu segunto álbum, Human Beans, e o earthlings? contribuiu em At The Helm Of Hell's Ships e Sugar Rush nas Desert Sessions. Pete Stahl também participa em outra faixa das Desert Sessions: Cake (Who Shit on the), e ele saiu em turnê com o OQTSA por algum tempo de 1999. Dave Catching tocou extensivamente com o QOTSA em 1998 e 1999 como um guitarrista\tecladista, e tocou vários instrumentos em algumas músicas do QOTSA. Fred Drake fez grandes contribuições ao 7o e 8o volumes das Desert Sessions. Infelizmente, Fred morreu de câncer em junho de 2002.

Para mais informações sobre os earthlings?, vá em www.earthlingsmusic.com

4.6 - Masters of Reality

Masters of Realiyy é a banda de Chris Goss. Josh e Mark tocaram em Deep in the Hole (2001), e Brendon McNichol é o guitarrista de turnê do MOR. Chris Goss contribuiu bastante com o QOTSA como produtor e intrumentista. Para mais informações sobre o Masters of Reality, vá em sua página oficial: www.mastersofreality.com.

4.7 - Wellwater Conspiracy

Wellwater Conspiracy é a banda atual de John McBain e Matt Cameron. John e Matt foram parte da primeira formação ao vivo do QOTSA em 1997. Josh canta em três músicas de seu segundo álbum, Brotherhood of Electric-Operat e toca baixo em In Pursuit of Gingerbread Men (b-side).

4.8 Beaver

Beaver é uma banda holandesa de “stoner rock” da cidade de Amsterdã. Amigos de longa dava do QOTSA, o Beaver apareceu em um álbum dividido da Man’s Ruin com a banda em 1998, e Milo e Eva juntaram-se a Josh tocando baixo e bateria para a música 18 AD. O Beaver também é responsável pelas letras em holandês em Quick And To The Pointless.

4.9 Ween

Outros amigos de longa data do QOTSA, o Ween convidou o QOTSA para uma turnê em 1999 e um dos irmãos Ween aparece em Songs For The Deaf. Para mais informações sobre o Ween, vá a www.ween.com.

5. Produtos e Trocas

5.1 - Camisas/Posters/Adesivos/etc.

O melhor lugar para se achar camisas do QOTSA é em seus shows. Fora deles, o melhor lugar é o eBay. Ocasionalmente, alguém pode achar uma loja online vendendo uma camisa ou duas, mas isso é raro. Mantenha-se alerta no message board oficial da banda para essas lojas. Posters podem ser ocasionalmentee comprados online e você pode pegar eles das paredes, em shows, mas o melhor lugar para encontrá-los é, novamente, o eBay.

Adesivos, chaveiros, e outras coisas desse tipo estão disponíveis em shows, assim como no eBay. Como os outros item, alguém pode achá-los ocasionalmente em uma loja online. A loja do qotsa.com tem algumas camisas e também outros itens sortidos.

5.2 - Bootlegs

Bootlegs. Um bootleg é uma gravação ao vivo, em vídeo ou áudio, de um show. Ele pode ser feito profissionalmente (é geralmente tocado na tv ou em rádio quando isso acontece), mas a maioria dos shows são gravados por fãs. Shows gravados pelos fãs são divididos em duas categorias: mesa de som e audiência.

Gravações da mesa de som ocorrem quando a pessoa que gravará pluga seu gravador na mesa de som e basicamente grava a mixagem. Essas gravações quase sempre ficam perteitas. Gravações da audiência ocorrem quando a pessoa que gravará leva sua máquina (geralmente um mini disc ou DAT portátil, e microfones) a um show e fica lá com seus microfones apontados para o palco e o gravador funcionando. A qualidade dessas gravações depende do tipo de microfone que a pessoa está usando, onde ele está no local, quão alto as pessoas ao seu redor estão cantando e gritando, onde o microfone está montado, que tipo de máquina ele está usando e outros fatores. Gravações da audiência variam entre o ótimo e o horrível. Essa pessoa leva sua fita para casa e então contacta outras pessoas para saber se eles querem trocar. Então um bootleg nasceu. Para saber mais sobre gravação,vá a seção 5.2b.

Arranjando um bootleg. Se você o quer, o único lugar para conseguílos é por alguém que te o show e pode gravá-lo para você. Se você não se incomoda com mp3s, shows ao vivo aparecerão em serviços de busca de arquivos como o Audio Galaxy e o Morpheus, FTPs (quando eles estão online), e em sites de outras pessoas. Para informações sobre como conseguir bootlegs, vá ao FAQ sobre Trocas do PZane em http://www.spfc.org/tradingfaq.txt

5.2a - Troca

Há uma quantidade de shows do QOTSA por aí. A banda não gosta nada da idéia de vender shows, então a troca é a melhor maneira de começar uma coleção do QOTSA. O melhor lugar para aprender sobre troca é esse: http://www.spfc.org/tradingfaq.txt. Esse FAQ ensina tudo o que se precisa saber para entrar no ramo das trocas.

5.2b - Gravaçãoi

Primeiramente, o QOTSA PERMITE gravações, contanto que os shows que você grave NÃO SEJAM VENDIDOS.

Agora que você sabe disso, isso é o que você tem que fazer se quer começar a gravá-los. Então você quer começar a gravar. A primeira coisa que você precisa é de comprar um aparelho de gravação e microfones para gravação de áudio, ou uma câmera de vídeo para gravação de vídeo. Os dois aparelos de gravação mais populares são mini discs e DATs portáteis. Mini discs variam entre $100 e $400 atualmente. Um aparelho de DAT portátil custará ao menos $600. Microfones variam de preço, de muito baratos (por volta de $100) a muito caros (milhares de dólares). Entre gravadores sérios, DATs são preferidos a mini discs porque eles oferecem um pouco mais de qualidade e porque você pode colocar mais em uma fita DAT do que em um mini disc (isso é MUITO importante, já que você provavelmente será pego gravando o show quando troca o seu disco\fita). Porém, se você é um gravador de primeira viagem, você não está terrivelmente preocupado em ter um pouco mais de qualidade, e você não tem $700 para gastar em um aparelho de DAT, compre um mini disc. O assunto dos microfones é complicado demais, então não será explicado aqui. Visite http://www.harmony-central.com/Other/mic-faq.txt para mais informações sobre microfones. Agora que você tem o equipamento, você precisa saber como proceder na gravação do show. O QOTSA apóia a gravação de bootlegs (por exemplo, gravações ao vivo), mas os lugares onde eles tocam, não. Isso trás a toma a questão da descrição na gravação. Para dicas sobre isso, vá a seção 6.7 do FAQ do SPFC em www.spfc.org/band/faq.html. Uma técnica que não é mencionada na página é essa (adicionada a opção B sobre "Aonde eu ponho os microfones? - Where Do I Put the Mics?"): esse site sugere que você prenda os microfones na parte de fora de um boné de baseball. Você provavelmente será pego se fizer isso, então uma alternativa para isso é fazer os dois primeiros buracos em seu boné mais largos e colocá-los dentro do boné, bem abaixo dos buracos. Os microfones não estarão visíveis se você fizer isso e colocá-los assim tão alto no seu corpo garante uma melhor gravação. O único problema aqui é o que você fará com os cabos do microfone, já que eles vão passar por trás do seu boné e cair. Tente colocá-los por dentro da sua camisa e levar uma camisa para pendurar em seu pescoço para esconder os fios, a não ser que seu cabelo é longo o bastante para escondê-los. Você dificilmente será pego usando esse método.

Para mais informações sobre mini discs, vá em www.minidisc.org. Para mais informações sobre aparelhos de DAT e gravação, vá em http://www.solorb.com/dat-heads/FAQ. Para mais informações sobre como comprar microfones e gravar com eles, vá em http://www.harmoney-central.com/Other/mic-faq.txt

nota: gravação em vídeo não está contida aqui; se você faz essa prática e quer contribuir com seu conhecimento e experiência, por favor mande um email.

6 - Créditos e Observação

6.1 - Créditos

Isso não seria possível sem essas pessoas:

a banda (é claro)
Eric Agnew do SPFC cujo FAQ sobre o Smashing Pumpkins foi o modelo para esse
Andreas Bottcher por traduzi-lo para o alemão
todos que contribuiram para esse FAQ
todos na mailing list do QOTSA e quem posta no message board da banda
todos que já contribuíram com qualquer coisa nesse site

(nota do tradutor: segundo a webmistress dessa página, Lydia Wilkes, eu poderia adicionar alguns créditos aqui, então eu gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer, embora ela provavelmente não irá entender, a ela mesmo, por fazer o melhor site sobrte o QOTSA do mundo, cujas letras e tabs eu roubei para o meu próprio site, sem nem avisar nem nada. então isso é uma espécie de pagamento, juntamente com um pedido de desculpas.)

6.2 - Observação Legal

Tudo que parece pertencer a banda (letras, músicas, outras propriedades intelectuais) pertence a banda (é claro). Esse documento não é oficial e não é, de maneira alguma, autorizado por ou afiliado a banda ou a sua gerência. Qualquer informação contida nesse documento não tem como intuito infringir qualquer copyright.

6.3 - Termos de Uso

Esse documento é pertencente a thefade.org (www.thefade.org), Copyright 2001. Você está livre para mandá-lo por email, Usenet, e FTPs. Ele não pode ser usado para distribuição comercial. Você NÃO pode cobrar pela sua distribuição. Distribuição em passa ou outro uso não-pessoal é proibido sem consentimento. Se você deseja usar parte disso em um artigo ou publicação, por favor contacte thefade.org primeiro, ou ao menos a cite propriamente como a fonte com o número de versão próprio (na página principal da FAQ) e URL (a página principal da FAQ).

Se você gostaria de traduzir esse FAQ para uma língua diferente, você está livre para colocá-lo inteiramente no seu site.

Por favor não coloque uma cópia dele na sua páhina, já que nós gostaríamos que a versão mais atualizada seja disponível para todos. Porém, links para a página de FAQ ou para a página principal são bem-vindos e você pode usar fragmentos do FAQ no seu site sem permissão. Se você não tem certeza do que fazer, mande um email e pergunte. Nós não mordemos.

______________________________________________________________________________________

traduzido por moisés coelho.

meu inglês não é uma maravilha, também, então evidentemente essa tradução está sujeita a erros, principalmente na parte relacionada a gravação e troca de bootlegs, a qual não estou nada familiarizado. qualquer problema que você tenha percebido, mande um email para moises_coelho@yahoo.com.br

o português usado para essa tradução é o falado\escrito no Brasil, e portanto podem existir algumas variações em relação ao utilizado em outros países, principalmente no que diz respeito aos termos relacionados a internet\computação, que geralmente não são traduzidos por aqui. aí eu já não posso fazer nada. no mais, espero que não tenha ficado MUITO ruim.

QOTSA , PLEASE PLAY DOWN HERE AGAIN!